Sinopse

Dias dos Reis - Fotografia
“Os velhos Pavilhões do Parque já foram tanta coisa e hoje são quase nada…”

Inseridos no parque D. Carlos I, mesmo no centro da cidade das Caldas da Rainha, os pavilhões são hoje recordados com uma certa saudade…

Foram projectados e mandados edificar em 1889 pelo Arquitecto Rodrigo Berquó, de forma a receberem áreas de internamento da unidade hospitalar (hospital termal). Com a morte de Berquó as obras não ficaram concluídas, fazendo com que a obra não prosseguisse como unidade hospitalar.
Aí foi instalado o Quartel Militar, depois a Biblioteca, e por último o Liceu (mais tarde Escola Secundária Raul Proença).
Os pavilhões continuam a ser propriedade do centro hospitalar, neste momento apenas a oficina (reparação do equipamento hospitalar) e a sede da Liga dos Combatentes encontram-se instalados no rés-do-chão do pavilhão, o resto do edifício está abandonado e entregue aos pombos…

Entrevista com um antigo militar


No âmbito da disciplina de Cidades Criativas, foi-nos proposto uma intervenção criativa sobre um espaço localizado na zona das Caldas da Rainha. Decidi-mos desenvolver a área referente aos pavilhões do parque D.Carlos I.

O envolvente deste leva-nos a reflectir e a concluir que este espaço é mágico…

Construído no ano de 1889, é lembrado por muitas pessoas como marco das suas vidas, desde os que passaram pelo quartel àqueles que frequentaram o liceu.
Envolto por elementos naturais, reflecti-mos que naquele espaço existe um ambiente que proporciona um desenvolvimento criativo, “perto da natureza longe da confusão”, daqui surge, a proposta para a reabilitação dos pavilhões, um centro incubador de empresas.
Este ninho de empresas/conhecimento vai de encontro às necessidades que hoje em dia uma sociedade necessita para um mercado competitivo. As escolas e as empresas locais beneficiaram desta incubadora, dando a possibilidade de comunicação e desenvolvimento de projectos, em conjunto com empresas conhecedoras de tecnologias e experiências próprias.
Existem espaços específicos, como exposições (temporárias);sala de impressão; biblioteca;bar; etc.. que dão a possibilidade à população local, empresarial e estudantil conseguir beneficiar do contributo que este conjunto alargado de empresas com tipologias e conceitos diferentes tem para oferecer.